Noções básicas de estatística. Análise crítica das tabelas, gráficos e índices utilizados em Psicologia e saúde. Medidas estatísticas de tendência central e de dispersão. Noções sobre distribuição normal e probabilidade. Técnicas estatísticas aplicadas para interpretação de dados. Informação como método de planejamento e programação dos serviços em Psicologia.

Conceito, evolução, procedimentos e metodologias do treinamento físico-esportivo nas diversas modalidades esportivas. Qualidades físicas, princípios, aspectos fundamentais e controle do treinamento. Periodização do treinamento: planejamento, diagnóstico, prognóstico, execução e acompanhamento do treinamento.


Aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos; A célula como atividade fisiológica e morfológica responsável pelas atividades vitais; Modificações estruturais dos tecidos determinadas pelo processo de adaptação e mudanças nos níveis da atividade física; Organismo normal: estudo da origem, da morfologia e do funcionamento. Citoesqueleto e sistema de endomembranas. Transformação e armazenamento de energia. Código genético e síntese proteica.


Estudo das respostas e adaptações periféricas e sistêmicas do organismo humano ocorridas a curto e longo prazo em função da quantidade (volume) e qualidade (intensidade) da atividade e do exercício físico. Suas implicações nos diversos tipos de programas de condicionamento e de treinamento, metabolismo, gasto energético e nutrição aplicada nas diferentes populações e idades, assim como em ambientes especiais.